top of page

Liberta o teu Prazer: Como os bloqueios emocionais nos boicotam na hora do Oooooorgasmo



Quantas vezes escutaste alguém ou a tua própria voz interior a dizer isto:


- És demasiado dramática!

- És muito intensa. Que exagerada!

- Ninguém quer estar perto de uma pessoa triste.

- Se expresso o que realmente sinto no trabalho, não vou ser levada a sério...

- Não vou ser aceite ou amada se demonstrar como realmente me sinto...


Estas e outras crenças que fomos aceitando como parte das regras sociais, são na realidade um boicote a experimentarmos mais prazer e a expressarmos a nossa real essência. Já vais perceber porquê!

Uma Emoção não é mais do que uma forma de energia em movimento. Quantas vezes escolhes reprimir? Esconder? Fingir que não sentes? Ignorar o mais possível? Não expressar as emoções que consideras inapropriadas ou desagradáveis? Quando escolhemos controlar o nosso mundo emocional, estamos na realidade a impedir que essas formas de energia se soltem como naturalmente deveria acontecer, para que o nosso corpo se mantenha em equilíbrio.


Ao impedir que uma emoção se mova, estamos a criar um bloqueio energético que com o tempo se tornará também físico. Além disto, estamos a trilhar um caminho de desconexão com a nossa verdade e sabedoria interna, perdendo muitas vezes o contacto com quem realmente somos e com o que realmente queremos.


Mas o que é que isto tem a ver com a tua capacidade de ter prazer e Org@smos incríveis?

Da mesma forma que criamos firmes capas de protecção para não sentir a dor das emoções que consideramos "desagradáveis", estas mesmas capas impedem-nos igualmente de sentir prazer. Quanto mais te proteges da dor, menos receptivo o teu corpo está para receber prazer. Dor, medo, frustração, raiva, prazer, alegria; tudo são emoções! Energia que deveria estar em movimento! Se te fechas a sentir uma, fechas as portas a navegar todo o teu espectro emocional. Resultado: Dificuldade em experienciar um Org@smo ou podes viver muito aquém do potencial Orgástico que o teu corpo tem. (E tu não vais querer isso, acredita!)


As boas notícias é que a prática consciente da sexualidade, seja a solo, seja com um parceiro, ajuda muito a limpar estas emoções reprimidas: Será que já choraste depois de um momento de prazer intenso? Ou quem sabe tiveste um acesso de raiva? Acedeste a algum trauma do passado? O ato sexual tem o poder de despertar a nossa energia vital criando tanto movimento, que muitas emoções reprimidas encontram finalmente um caminho de libertação, causando muitas vezes desconforto. Mas é normal e muito bom que isso aconteça!


Na minha prática como Terapeuta, são várias as sessões que envolvem toque físico e que acabam em lágrimas, tristeza entre outras emoções que se libertam quando restabelecemos a fluidez energética do corpo através do toque, do som, do movimento e da respiração. Nem sempre o motivo é consciente. A emoção surge e flui, libertando o corpo dessa tensão, alcançando um estado de gratidão e paz.


Se nos ancorarmos à sabedoria do nosso coração, podemos apreciar a beleza de testemunhar a vulnerabilidade que existe em cada um de nós. Sinto que nesta partilha real, banhada em lágrimas, gritos ou gargalhadas, está a ponte para a verdadeira conexão, aquela que vem das entranhas sem roupas nem filtros. Mas temos medo de nos mostrar frágeis, certo?


A verdade tem um toque de magia... ela despe-nos das capas protetoras e expõe as nossas fragilidades e humanidade. É deste espaço que surge aquilo a que chamamos de Cura. A integração de todas as nossas partes. Quanto te abres a acolher todo o teu sentir, ficas naturalmente mais receptiva a acolher os outros nos seus processos emocionais. Assim nascem relacionamentos enraizados na verdade, aqueles que nos tocam a alma.


A mensagem que gostaria de partilhar contigo hoje é a seguinte: É SEGURO SENTIR E EXPRESSARES AS TUAS EMOÇÕES! Sejam elas quais forem.


Sugestão: Encontra um espaço seguro para explorares as emoções que tens mais dificuldade em expressar. Se tens raiva, encontra um sítio onde possas gritar livremente. Pode ser numa floresta, na tua casa ou dentro do teu carro. Se tens medo, expressa-o, partilha-o. Conecta-te com ele. Faz parte de seres Humana. Se sentes tristeza chora todas as lágrimas a que tens direito! Não guardes nenhuma para depois. E se tiveres de chorar em frente a alguém, isso não faz de ti fraca. Faz de ti humana e dona do teu poder pessoal. Afinal de contas, abraçar todas as nossas emoções não é pêra doce. Exige muita maturidade e aceitação. E isso é digno de se honrar, concordas?


É incrível como a tua receptividade ao prazer aumenta muito quando te libertas desta pressão extenuante de tentar controlar as tuas emoções para seres o que os outros consideram aceitável. Eu fiz esse caminho e pude observar o meu corpo a abrir-se imensamente ao prazer. E digo-te sem qualquer pudor... é como entrar num novo mundo de sensações que nos conectam a coisas que antes não pareciam ser possiveis. As palavras não explicam.


Apoiar pessoas a conectarem-se com o poder dos seus corpos é um dos meus projetos profissionais que mais prazer me dá! Então já sabes! Se precisares de apoio com a tua sexualidade e desenvolvimento relacional, estejas sozinha ou acompanhada, podes contar comigo. Será um prazer dar-te a mão nesta caminhada repleta de libertação e êxtase!


Abraço orgásmico! :)

Rita






0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page