top of page

Como desenvolver conexões profundas

Todos nós sentimos uma necessidade intrínseca de conexão. Ao nível do inconsciente, termos uma tribo de pessoas que nos amam, aceitam e protegem, significa sobreviver. Se pensarmos nos nossos ancestrais, quando éramos nómadas e vivíamos em tribos, não ser aceite significava não estar protegido. Não pertencer à tribo, significava literalmente morrer. Esta energia ainda habita o inconsciente colectivo, sendo que não nos sentimos seguros quando não temos relacionamentos significativos nas nossas vidas.


Estamos, por isso, dispostos a sacrificar a nossa verdadeira essência para sermos aceites. Moldamo-nos, ajustamo-nos, usamos máscaras para garantir que nos conseguimos conectar. O grande paradoxo nesta questão é que não é possível ter um relacionamento profundo e honesto se não te mostras na tua autenticidade. E agora?


Autenticidade começa primeiro no relacionamento contigo mesma/o. Reconheceres-te na tua luz e sombra. Não procures ser diferente. Não há erros na criação. Apenas procura reconhecer-te despido-te de todos os teus preconceitos, medos, inseguranças e vergonhas. Afinal, quem és tu?


- Começa por observar em que situações usas máscaras?

- Em que situações achas que precisas esconder quem realmente és?

- Como te sentes com essas máscaras?

- Como seria se largasses essas máscaras? O que terias a perder? E a ganhar?


Para abraçarmos todo o nosso potencial é fundamental libertarmo-nos das vergonhas, dos medos de não sermos adequados, aceites ou validados.


1- acredita que és válida/o e merecedor/a de ser amada/o exatamente como és!

2 - Descobre o prazer de seres autêntica/o

3- Tem a coragem de te partilhares na tua autenticidade, apesar da incerteza.


Quando começamos a largar as máscaras, surge a leveza da aceitação interior. Essa energia atrai. Sabes, todos nós queremos nos expressar em liberdade! É um grito que vem da nossa essência! E quando um dá o exemplo, abre portas a que os outros o façam também. Então, apesar do incómodo inicial, não desistas de tentar. Sê consistente em seres autêntica/o. Sê honesta/o. Não só vais abrir as portas para viveres relacionamentos significativos com os outros, mas principalmente contigo mesma/o.


Tem um dia autenticamente feliz!

Rita



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page