top of page

Autoestima em baixo?

Um dos padrões mais comuns das pessoas com baixa autoestima é a dificuldade em receber. A necessidade de provar o seu valor pessoal aos outros e a si mesmo é tão forte, que, de uma forma inconsciente, parece muito mais confortável serem os cuidadores, os que dão, os que apoiam, os que nutrem, os que escutam, os que entendem, os que se esforçam, que fazem sacrifícios pelos outros e os que têm tudo controlado para o bem de todos... sacrificando o seu próprio bem estar.


Pessoas com baixa autoestima têm dificuldade em estabelecer limites, porque querem agradar. O saquinho de amor que está no seu coração está roto, tendo a constante sensação de que é preciso conquistar sempre mais e recolher o amor de todos... porque o vazio está muito presente.


Pessoas com baixa autoestima acabam por viver muito aquém do seu verdadeiro potencial. Aceitam estar em relações que não as elevam, atraem pessoas indisponíveis, e acreditam que são as opiniões dos outros que definem o seu valor. Sofrem em silêncio, sentem-se abusadas, mal amadas e carentes. Sentem que ninguém realmente as vê. Muitas vezes são mulheres (ou homens) muito fortes, que fazem tudo sozinhas e raramente pedem ajuda, para não exporem a sua vulnerabilidade. Rejeitam tudo o que possa contrariar essa sensação de não serem suficientes. Ajuda, conforto, luxo, prazer, fluidez, leveza, amor... Dizem que sim, que o querem, mas dentro existe um conjunto de crenças que as impede de sair desse ciclo de não serem suficientes.


Eu já fui essa pessoa. Ilusões à parte, ainda me estou a construir. O caminho de construir autoestima exige um processo de reconhecimento interior profundo, de observação humilde e de vulnerabilidade. De abrir espaço para cuidar e ser cuidada, amar e ser amada. Abrir espaço para o dar e o receber. Por isso hoje trabalho com este tema que tanto me diz. Eu sei como é viver à margem do nosso potencial. É preciso veres-te em verdade para seres vista. E SIM, TU PODES, TU MERECES E TU ÉS SUFICIENTE!


Se sentes que este é o momento de abraçares tudo o que és, construir a tua autoestima e valorização pessoal, as sessões "Empoderamento Amoroso" são para ti! Está na altura de te viveres a próxima melhor versão de ti mesma?


Até já! Rita


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page