top of page

10 Dicas para Relacionamentos mais Conscientes! (e felizes).


Relacionamentos conscientes

Trabalhar com casais sempre foi uma das missões que mais prazer e sensação de propósito me trouxe ao coração. Apoiar os casais com diversas ferramentas que claramente trazem um maior entendimento, maior flexibilidade e maior (muito maior, melhor, incrível!) prazer na sua intimidade; foi uma enorme benção na minha caminhada como Terapeuta.


Sendo que estamos a atravessar um período astral que nos convida a tantas transformações relacionais, faz-me sentido partilhar contigo algumas dicas simples e práticas que envolvem algumas das áreas que estudei e trabalhei e que certamente te podem ajudar nesta área: Astrologia, Comunicação e Tantra.



Abre a tua mente e coração e lê algumas das dicas que podem ajudar a transformar os teus relacionamentos! Bora lá!


1. Partilha com honestidade o que sentes, mas ouve também!

Ok, todos sabemos que a comunicação é fundamental, mas aqui vai um pequeno (grande) segredo: metade dessa arte é saber ouvir. Muitas vezes, estamos tão focados em expor os nossos sentimentos que nos esquecemos de ouvir realmente o outro. Lembra-te: o que faz uma conversa consciente é estar presente e não planear mentalmente a tua resposta enquanto o outro fala.


Dica prática: Experimenta a “escuta ativa”. Enquanto a outra pessoa fala, em vez de preparares a tua resposta, procura repetir mentalmente o que ela te está a dizer. Vais ver que a compreensão aumenta e os mal-entendidos diminuem! Podes inclusivé repetir o que a pessoa te acabou de dizer, para garantir que entendeste de facto o que o outro está a tentar partilhar. Clareza e presença são um Must na comunicação.


2. Falem o idioma astrológico da outra pessoa

Sabias que a tua forma de comunicar pode estar completamente desalinhada com a energia da outra pessoa? Por exemplo, se namoras com alguém que é do elemento água (sensível e emotivo), gritar ou falar com intensidade pode ser o suficiente para que o outro se feche e não consiga estar receptivo a conversar. Já alguém do elemento Fogo provavelmente vai adorar um bom debate, mas odeia rodeios. Conhecer o signo solar, lunar e até o ascendente da outra pessoa pode fazer uma grande diferença. (espreita o Artigo sobre os Elementos para teres mais informação sobre o tema).


Dica prática: Se não conheces o mapa astral da pessoa com quem te relacionas, pergunta! Descubram juntos o elemento principal de cada um e de que forma isso influencia a vossa comunicação. Depois encontrem estratégias adequadas em conjunto. Se estão os dois às escuras nesse tema, vão a um astrólogo e façam o vosso mapa Natal. Depois partilhem a informação um com o outro, com respeito, curiosidade e amorosidade. Esta partilha é sagrada e deve ser feita num contexto de segurança e confiança.


3. Respirem juntos (sim, literalmente)

Tantra envolve muitas práticas meditativas que podem ser feitas em partilha íntima. Uma das formas mais simples de te conectares profundamente com alguém é através da respiração sincronizada. Quando respiras ao mesmo ritmo que o outro, crias uma ligação poderosa que vai além das palavras.


Dica prática: Sentem-se frente a frente, olhem-se nos olhos e tentem sincronizar a respiração. Ao inspirarem e expirarem juntos, vão perceber que, de repente, estão mais conectados, sem precisarem dizer uma única palavra. Se quiserem, coloquem uma mão no coração um do outro. Façam-no por 5 minutos. Ideal para quando se zangam e se desconectam.


4. Definam intenções claras

Uma relação consciente floresce com intenções claras. O que queres realmente do teu relacionamento? O que é que tu e a outra pessoa pretendem construir juntos? Aqui, a astrologia pode ajudar-te a entender as tuas necessidades e as da outra pessoa. Por exemplo, alguém com Vénus em Escorpião procura intensidade e profundidade, enquanto que quem tem Vénus em Balança pode querer mais equilíbrio e harmonia.


Dica prática: Conversa com o teu parceiro/a sobre as vossas intenções para o relacionamento. E se quiseres adicionar um toque astrológico, espreita: a Vénus (O que valorizo e me dá prazer), a Lua (Como me sinto Amada e Segura), o Sol (Quem sou eu na minha essência) e o Ascendente (Que personalidade venho desenvolver). Com esta informação, podem mais facilmente alinhar as vossas intenções.


5. O poder do toque consciente

Voltamos ao Tantra! Esta prática tão expansiva para os seus praticantes, ensina que o toque vai muito além do corpo físico. Um simples toque pode ser uma forma de comunicação poderosa, especialmente quando feito com presença e intenção. Em vez de tocares por tocar, traz consciência para o ato. Como estás a tocar? O que estás a sentir? O que queres transmitir com esse toque?


Dica prática: Sempre que tocares o teu parceiro/a, seja num abraço, uma carícia ou até o simples ato de dar a mão, foca-te na sensação presente. Sente o toque como uma forma de expressar amor e conexão, sem distrações. Podes até relatar ao ouvido do teu companheiro as sensações que estás a ter, para aprofundarem a intimidade.


6. Respeita o espaço da outra pessoa

Sabes aquele momento em que o outro só precisa de espaço, mas tu insistes em resolver tudo na hora? A astrologia pode explicar porquê. Signos de Terra (Touro, Virgem, Capricórnio) gostam de processar tudo com calma e racionalidade, enquanto signos de Fogo (Carneiro, Leão, Sagitário) querem resolver tudo no momento. Signos de Água (Caranguejo, Escorpião e Peixes) podem precisar de mais tempo para processar as emoções e estarem preparados para conversar. Já os signos de Ar (Gémeos, Balança e Aquário) estão sempre prontos para a conversa, por vezes tão conectados com a mente que se esquecem da parte emocional.


Dica prática: Em vez de forçar a barra, conheçam e adaptem-se ao ritmo da outra pessoa com base nos elementos astrológicos. Um Touro ou uma pessoa com muita Terra pode precisar de tempo para refletir antes de responder, enquanto que um Leão ou uma pessoa com muito Fogo, vai querer resolver tudo logo de uma vez. Procurem respeitar a energia e as particularidades de cada um, o espaço e a atenção que cada um precisa. Mesmo sem conhecimentos astrológicos, é possível observar e registar qual é o ritmo e estratégias de cada um. Conhecimento neste caso, é Paz!


7. Pratica a gratidão (e partilha-a)

A gratidão é uma ferramenta poderosa para elevar a energia de qualquer relacionamento. Temos tendência para reparar nas coisas que não apreciamos e queremos mudar no outro e isso é bastante tóxico num relacionamento. Quando te focas nas qualidades que admiras no outro, em vez de te perderes nos defeitos, tudo flui de forma mais leve e amorosa. Ajudam-se mutuamente a elevar a vossa energia e por isso vão querer ser melhores um para o outro. Se não acreditas, experimenta!


Dica prática: Todos os dias, tenta expressar algo pelo qual és grato/a no teu relacionamento. Pode ser algo simples como “Adoro o teu sentido de humor” ou “Obrigada por me ouvires sempre que preciso” ou "Estás mesmo sexy hoje! Que Sorte a minha!". Vais ver que os elogios honestos e a gratidão trazem uma energia bonita e atrativa para ambos.


8. Façam um ritual de conexão

Rituais não precisam ser complicados – podem ser algo tão simples como um jantar à luz das velas uma vez por semana ou um momento de partilha antes de dormir. O importante é criar um espaço consciente para nutrir a vossa ligação.


Dica prática: Cria um pequeno ritual que ambos possam seguir. Pode ser tirar 10 minutos ao final do dia para partilharem algo bom e algo menos bom que aconteceu, ou fazerem uma meditação juntos. Também pode apimentar os vossos rituais envolvendo intimidade: Uma vez por semana reservam 1 hora só para se contemplarem com o olhar, com toques amorosos e com palavras que vos aqueçam o coração e vos façam rir. O importante é a consistência e a presença. Façam da relação uma prioridade.


9. Explorem o prazer de forma consciente

O tantra não é só sobre sexo, mas sim sobre viver cada momento com plena consciência, incluindo a intimidade. A ideia é estarem totalmente presentes no corpo e nas sensações, sem pressa e sem expectativas.


Dica prática: Experimentem estar totalmente presentes nos momentos íntimos. Em vez de se focarem no “objetivo final”, explorem a respiração, o movimento, o som e as sensações. Apreciem a conexão emocional que estão a construir. Foquem-se em desenvolver uma intimidade mais profunda e consciente. Não façam nada ao acaso. Fazer amor é uma dança de presença entre dois corpos e duas almas.


10. Honra a individualidade e a interdependência

Relacionamentos conscientes não são sobre fusão total. A astrologia e o Tantra ensinam-nos que cada um de nós é único e tem necessidades diferentes. Honrar a nossa individualidade e a do nosso parceiro é fundamental para o equilíbrio e saúde do relacionamento. A união é muito mais fortes quando ambos se apoiam, preservando a sua própria expressão individual.


Dica prática: Em vez de tentar “mudar” o outro, celebrem as vossas diferenças. E lembrem-se: não é porque estão juntos que precisam de estar 100% do tempo colados ou de acordo. O equilíbrio entre a vossa individualidade e o apoio mútuo é o que torna a relação mais forte.


Conclusão: Ter um Relacionamento Consciente envolve uma Dança entre maturidade e autoconhecimento.


Relacionamentos conscientes não são sobre perfeição. São sobre estarem presentes, comunicar com intenção, e estarem dispostos a crescer juntos. A combinação de ferramentas de Comunicação, Astrologia e Tantra, oferece-nos uma base mais sólida para explorarmos as profundezas da conexão humana de forma mais rica e significativa. Mas cabe-vos a vocês escolher a cada dia vibrar em Amor e cuidar dessa frequência o melhor possível.


Um abraço amoroso!

Rita


Não te esqueças de partilhar o teu amor comigo! :) Carrega no coração e partilha, se quiseres ajudar este projeto a crescer. Gratidão!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page